logo RCN
Notícia

Rússia expulsa 40 diplomatas em resposta a 3 países europeus

  • Época -

A Rússia expulsou 40 diplomatas de três países europeus como resposta às medidas análogas adotadas pelos governos dos Países Baixos, Bélgica e Áustria, informa o Ministério das Relações Exteriores por meio da agência de notícias Tass nesta terça-feira (19).

São 21 funcionários belgas, 15 holandeses (sendo 14 diplomatas da embaixada de Moscou e um do consulado geral de São Petersburgo) e quatro austríacos. Todos deverão deixar o país em até duas semanas.

As três nações expulsaram os funcionários russos entre março e abril e, em muitos casos, os diplomatas de Moscou foram acusados de exercer atividades que extrapolam suas funções oficiais, como espionagem.

As expulsões de países europeus se intensificaram desde o início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro, e continuam a ser anunciadas por várias nações.

Apoio à Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e uma série de aliados debateram por videoconferência a guerra na Ucrânia nesta terça-feira (19) e o norte-americano pediu que todos continuem "a dar apoio à Ucrânia e aos esforços para fazer com que a Rússia pague por suas ações".

Participaram do encontro de cerca de uma hora a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o líder do Conselho Europeu, Charles Michel, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, o chanceler alemão, Olaf Scholz, os presidentes da França, Emmanuel Macron, da Polônia, Andrzej Duda, e da Romênia, Klaus Iohannis, os premiês do Reino Unido, Boris Johnson, do Japão, Fumio Kishida, e do Canadá, Justin Trudeau, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.

Rússia começou grande ofensiva em Donbas, diz Ucrânia Anterior

Rússia começou grande ofensiva em Donbas, diz Ucrânia

Médico acusado de retirar órgãos de criança é condenado a prisão Próximo

Médico acusado de retirar órgãos de criança é condenado a prisão

Deixe seu comentário